As Maravilhas de Tiradentes - Parte 3

Gente!! Parte 3 da nossa viagem. Eu amei cada lugar que a gente foi, cada lojinha simpática, além do passeio de Maria Fumaça que é sem igual! 
O passeio continuou pela rua Largo das Forras, que é repleta de bares, restaurantes, casa de artesãos, lojas e casas antigas.
Fomos conhecer a Fábrica de Chocolates Puro Cacau, que também é gelateria e cafeteria. Ela fica na Rua Ministro Gabriel Passos, nº 225. Não há quem resista ao cheiro, aos doces que enchem aos olhos e ao paladar!! Já quero voltar!! Gente, é muita coisa gostosa, chocolates de qualidade, sorvete, cafés, chocolate quentes, doces...... Tudo uma delícia! Lógico que eu não poderia deixar de experimentar tudo né hahahahhahaha. Então, indo à Tiradentes, passe na Fábrica de Chocolates S2.














Saindo dali, passamos pelo Chafariz de São José, construído pela Câmara Municipal em 1749, a fim de abastecer toda a Tiradentes com água potável. Até hoje ele atende à população, com água vinda da Serra de São José. Tem três carrancas, de onde jorram a água, além de um nicho pequeno com a imagem de São José de Botas.




Outros lugares que visitamos em Tiradentes, foram a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Santuário da Santíssima Trindade, Capela de São Francisco de Paula, além das lojinhas, bares e a Maria Fumaça!!!!!!!!

A Igreja da Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês foi fundada em 1754 e pertence à Paróquia Santo Antônio em Tiradentes.




 A fachada é simples e tem no centro o brasão d'armas da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos (conforme anuncia o folder oferecido na Igreja com informações). A sineira só foi construída entre 1850 e 1960.

Em seu interior, está o altar-mor, que abriga as imagens de Nossa Senhora das Mercês, ao centro, e nos nichos, os dois fundadores da Ordem das Mercês: São Raimundo e São Pedro Nolasco.



No forro, pintura em rococó, retratando a imagem de Nossa Senhora das Mercês entre nuvens e anjos.





 Na sacristia, existe um arcaz rústico e sobre ele um nicho com um crucifixo. Além disso, existe lá uma imagem do Nosso Senhor dos Passos, de 1867.



O Santuário da Santíssima Trindade foi construído em 1810 por iniciativa do tenente João Antônio de Campos, em substituição a primitiva capela de 1776. No momento, estava sendo restaurada.

Já a Capela se São Francisco de Paula é situada no alto de uma colina e oferece belíssima vista da cidade. Abriga em seu interior a imagem do santo padroeiro e um curioso painel, que retrata habitantes da cidade numa cerimônia religiosa, pintado na década de 40.  

 
 Quanto às lojinhas, muitas não permitem fazer fotos em seu interior. Então, vou mostrar apenas duas que permitiram. Além das lojas, tem feirinhas, com lindos artesanatos. Gente, artesanato e lembrancinhas não faltam por lá. Dá vontade de levar tudo para casa. De chaveiros a esculturas em pedra sabão, quadros a roupa de cama, mesa e banho, louças, antiguidades, tem para todo gosto e bolso. E eu não pude deixar de trazer as minhas lembrancinhas, de trazer um pouco de Tiradentes para relembrar o quanto foi gostosa nossa viagem.

A primeira loja que nos recebeu muito bem foi a Bêta de Prata.
Ela tem uma variedade de artesanatos, louças, panos, materiais rústicos, quadros, lustres, etc. Clicando no nome da loja, você confere o site e os produtos detalhadamente. A decoração da sua casa vai ficar linda com os produtos deles!


 



 Outra loja que visitamos foi a Vovó Marcília Artesanato (e-mail: marcilialucia@yahoo.com.br). Muito simpática, tendo como diferencial  forma como embrulha seus artesanatos: uma sacolinha de papel com florzinha e um fechamento com palitinho!! Amei!!!!


 

Outros locais interessantes:





E aí, o que estão achando?? Deu vontade de ir também à Tiradentes? Conta pra gente. Visite nosso Instagram @angulodamoda Até mais!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ELIZA MACEDO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL