As Maravilhas de Tiradentes - Parte 1

Olá gente maravilhosa!! No post de hoje quero dividir com vocês um pouquinho do que eu vi e vivi na cidade de Tiradentes - Minas Gerais. Cidade histórica e encantadora, que possibilita ao visitante sentir-se em casa. Vou dividir em partes essa postagem.


De acordo com o site Tiradentes.net, a cidade foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes.
O arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei. Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.

No fim do século XIX os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", fazem uma visita cívica à casa do vigário Toledo, onde se tramou a Inconfidência Mineira. Mas foi o inflamado Silva Jardim que, de passagem por São José, sugere em seu discurso que o nome da cidade fosse trocado para o do herói, em lugar de um rei português. Com a proclamação da república, por decreto de número 3 do governo provisório do estado, datado de 06 de dezembro de 1889, recebe a cidade o atual nome "Cidade e Município de Tiradentes". Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conversado quase intacto.
Ainda existem na cidade excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII, como o Sobrado Ramalho, nos quatro cantos: o Sobrado do Aimorés Futebol Clube: na Rua Direita: o Prédio da Prefeitura com suas sacadas de ferro batido e sótão: a casa nº 114 da Rua Padre Toledo, com forros pintados, representado os cinco sentidos; a casa do Largo do Ó nº 1 com forros pintados e três casas com antigas janelas de rótula, na Rua direita.
Ficamos na Pousada Canarinho, bem pertinho da Estação da Maria Fumaça. Lugar tranquilo e acolhedor, sob a direção de Bruno e de sua esposa, um casal que nos acolheu muito bem. Ah! E lá você pode levar seu animalzinho de estimação!


Chegamos por volta das 10:00 hs. Deixamos as malas e andamos pela bela Tiradentes. Logo na entrada, várias charretes embelezam as praças, convidando os visitantes a passear pelos pontos turísticos. Tinha uma que era dedicada aos casais, toda de almofadas rosas em formato de coração.


Logo após o almoço, meu noivo e eu começamos a visitar com a ajuda de um mapa que tinha na pousada. Ele ficou de guia turístico nosso hahahhahah. O primeiro local que visitamos foi a Igreja Matriz de Santo Antônio. Uma igreja linda, construída em 1710; ela foi o mais importante monumento do Brasil colonial. Segundo um guia que estava explicando a história, é a segunda igreja no Brasil com mais quilos de ouro em seu interior: as centenas de obras de arte e um órgão, estão cobertos com 484 Kg de ouro. Não se pode tirar fotos no interior da igreja; por isso, vou mostrar as fotos da fachada e da vista da paisagem lá de cima, pois ela fica numa ladeira, na Rua da Câmara.









Na sexta-feira em que estivemos lá, dois eventos na Igreja aconteceram, sendo o Espetáculo de Som e Luz e o Concerto Barroco. No espetáculo que dura cerca de quinze minutos, sob a narração do ator Paulo Goulart, você conhece um pouco mais sobre a história e curiosidades dessa igreja encantadora. Já no Concerto, quem rouba a cena é um órgão de tubo com suas notas suaves e graves, construído em 1776.




Na rua ao lado da igreja, como vocês podem ver nas fotos anteriores, há uma quantidade de casinhas simpáticas e algumas pousadas e eu não pude deixar de tirar umas fotos por ali hahahahahha.








Legal, não é? Quem gostou, comenta, deixa um like, compartilha!! Na próxima postagem falarei mais sobre as belezas de Tiradentes! Até mais gentee!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ELIZA MACEDO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL