Semana Acadêmica de Design de Moda: 2º Dia

Participei também do 2º Dia da Semana de Design de Moda, com muitas novidades e dicas interessantes.

A primeira palestra teve como tema "Pesquisa de Mercado em Moda - Empreender Indústria da Moda" com o professor e escritor José Júnior Lima Alves de Oliveira.
O palestrante é Professor e Escritor, graduado em Administração com Habilitação em Gestão de Pessoas pela FNH – BH e Ciências Contábeis pela UNIP, especializado em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Gestão Empresarial AIEC, especialização em Educação a Distância pela UNIP, Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional pelo SENAI SC, Gestão de Pública pela UCAM/AVM. Leciona para cursos de pós-graduação em diversas instituições, atuou como Analista Técnico do SEBRAE e Ex-Diretor Escolar do SENAI. Coautor do livro “Gerente Empreendedor”, “Como NÃO quebrar sua empresa” e “Gerente de Projetos”, ambos publicados pela AFE. (Fonte: clique aqui).




A palestra foi bem descontraída, a começar por ser ao ar livre. José Júnior sempre divertido em suas pontuações, começou explicando o significado de CARPE DIEM, não somente no sentido de aproveitar o dia, mas de COLHER o dia, colher os frutos do que se planta com dedicação, que é a base para se empreender com sucesso.


Falou sobre o conceito do que é ser empreendedor e dos sonhos brasileiros, destacando que em quarto lugar é empreender e abrir seu próprio negócio e ter um diploma. Para isso, apresentou estatísticas de que 24% dos negócios empreendidos no Brasil falem nos primeiros dois anos. Enfatiza assim a necessidade de planejamento, qualificação e estudo.
Além de conhecimento técnico da área, necessita-se do conhecimento da gestão do processo, comportamento de empreendedor e liderança.

Fala-se em dez características do empreendedor:

1) Busca de informação (levantamento de mercado, informações referentes ao negócio que se quer empreender); Busca de oportunidade e iniciativas;
2) Independência e autoconfiança;
3) Correr riscos calculados;
4) Exigência de qualidade e eficiência;
5) Persistência;
6) Comprometimento;
7) Estabelecimento de metas;
8) Planejamento e monitoramento sistêmico;
9) Persuasão;
10) Rede de contatos.

O palestrante falou ainda sobre o mercado de vestuário e moda na cidade de Muriaé, número de trabalhadores, faturamento e produção. Analisando o mercado, fez um paralelo com as 5 forças de Porter para exemplificar como utilizar isso no mundo do vestuário.


Frisou também a necessidade de se ter qualidade no produto, marca, valor agregado. 
Deixou como mensagem aos participantes que todos sejamos autores de nossa própria vida, autores na realização de nossos sonhos, de procurar educação e conhecimento sempre, vencendo os desafios de ser empreendedor.



Outra Palestra bacana foi a da Bruna Rodrigues, com o tema "E-Commerce e Marketing Digital".





Ela é formada em Administração pelo Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, mestranda em Administração Pública pela UFV e atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais e na Universidade Federal de Viçosa.

Bom, a palestrante começou definindo os termos E-commerce e Marketing Digital para profundar depois na utilização desse conteúdo no mundo da moda.

O e-commerce significa comércio eletrônico e é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Por meio deles, pode-se comprar ou vender diversos produtos nas lojas virtuais. Atualmente, vende-se produtos que há pouco tempo eram considerados difíceis de se adquirir pela internet, como roupas, perfumes, acessórios e produtos alimentícios.



Outro conceito bastante interessante foi o de Marketing Digital. Ele refere-se ao modelo de negócio onde a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais, que têm a finalidade de divulgar produtos, negócios, serviços ou atributos de marca. Utiliza dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing.
Em resumo, a palestra fala sobre as mudanças que o mundo digital proporcionou ao comércio. Empresas e profissionais se voltaram à internet para melhorar o desempenho de seu negócio, proporcionar aos clientes maiores facilidades na hora da compra, principalmente para aqueles que trabalham o dia todo e não tem tempo para ir à lojas físicas.
Dentre as categorias mais vendidas pela internet destacam-se a moda e acessórios. Tem crescido esse comércio digital, sendo o E-commerce forte na moda. Exemplos são Amazon, Victoria Secret's, Netshoes, Dafiti, Marisa, dentre outras.

Além disso, existem blogs de moda, até da própria loja, explicando sobre moda, tendências, resenhas de produtos (OLHA A GENTE AQUI rsrsrr).

A palestrante também trouxe estatísticas para podermos entender melhor quem são os consumidores dos produtos do E-commerce, que são chamados de E-consumidores. Ela diz que a maioria dos consumidores pela internet tem entre 35 e 49 anos e possui curso superior. Depois vem os que tem entre 25 a 34; 50 a 60;  mais 65 e por último aqueles que tem entre 18 a 24 anos de idade. Outro fato é que as mulheres são as que mais compram, realizando 51% das compras pela internet.

Por último, a palestrante falou sobre como expandir seu negócio pela internet, incluindo questões como registros de domínio, plataformas, nome da loja, público alvo, site com boa navegabilidade, segurança nas transações de pagamento e sigilo das informações dos clientes, etc. É um processo demorado e que exige planejamento. Interessante também é fazer propagandas para divulgar produtos e site da loja em redes sociais.
 Uma outra ideia bastante divulgada são os espelhos interativos que ajudam na divulgação dos produtos da loja. Coloco um exemplo abaixo, mas não achei o vídeo que a palestrante passou.
Foi ótima palestra.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ELIZA MACEDO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL